PORQUÊ QUE NÃO SE ENCHEM SALAS DE TEATRO COMO ESTÁDIOS DE FUTEBOL?

19:25


Gostava que enchessem mais salas de teatro, museus, bibliotecas, clubes de leitura e de escrita como se entopem estádios de futebol. Não consigo perceber o amor doentio que alguns têm com o dito “desporto rei”.Mês de maio é mês de Festival Internacional de Teatro e Artes Performativas, este ano realizou-se a segunda edição, não estive presente na primeira edição mas fico muito contente por ter acompanhado este ano. Organizado maioritariamente por alunos de Teatro e Artes Performativas da UTAD, um festival que proporciona à comunidade bons momentos de pura cultura, que deveriam de acontecer mais vezes. Todos os espetáculos tiveram ao nível dos grandes.
Fazer teatro é difícil e ainda se torna mais quando a maioria o desvaloriza, mas ver que há paixão, dedicação e vontade isso é tudo o que precisamos para sentir um arrepio aquando da primeira fala do ator em palco. Hoje em dia estamos na era da tecnologia e cada vez menos as pessoas querem perder tempo a ir ao teatro ou ler livros de papel. Agora preferem ler através dos seus iPads ou smartphones.
Questiono-me várias vezes o porque deste fenómeno estar acontecer mas a resposta não chega.
Valorizando aquilo que de bom se fez durante o dia 11 de maio e o dia 21, temos de referir todos os espetáculos que deixaram todos de boca aberta quando terminavam, não houve um que não se aplaudisse o que foi feito em pé, não houve um que não se ouvisse bons elogios, não houve nenhum que não tivesse uma boa audiência. Falando na audiência fico de coração cheio ao ver que há pessoas que ainda se interessam por eventos desta natureza, jovens, adultos, idosos foram o público presente durante todos os dias de FITAP. Esqueci-me de dizer que desfrutei de tudo isto pelo preço simbólico de zero euros.
Não precisam de fazer teatro, mas consumam teatro. Procurem e de certeza encontraram museus que despertem o vosso interesse. Frequentem bibliotecas, leiam livros, podem requisitar se não quiserem gastar dinheiro. Se não há um clube de leitura ou de escrita formem o vosso próprio clube. Pequenas coisas que podem fazer, que estão ao vosso alcance e que muitas vezes não as fazem porque é mais fácil pegar no portátil e passar horas a fio a frente de um ecrã, está na altura de vencer esta era das tecnologias

Este foi um dos textos que escrevi para o Jornalices, passem pelo blog e não pensem que é um jornal.

You Might Also Like

1 comentários

Instagram

Pinterest

Facebook Page

A Fox Life recomenda